Aqui, Tu és a Estrela! Bem-vindo ao UltraStar Portugal! .....::..... Novidades: O UltraStar Portugal ensina-te a criar músicas! Sabe mais aqui no site! .....::..... Agora já podes discutir sobre o UltraStar no nosso fórum de Ultrastar no Facebook! Torna-te fã! ....::.... Já podes publicar os posts do nosso site no Facebook e partilhar com os teus amigos. Basta clicar num pequeno botão que aparece no final de cada post.

Publicidade

Boas, este tutorial serve para explicar os ficheiros .txt que acompanham as músicas para o UltraStar! Neste tópico vou explicar como perceber os ficheiros de texto e o que significam!


Post patrocinado por:





# TITLE
Necessário. É o título da canção. Há canções que são conhecidas por um título distinto do que inicialmente ofereceu seu criador, assim, nestes casos, poderia ser colocada em parênteses, seguido do nome familiar. Também pode acontecer se, por exemplo, é uma versão específica para o rádio ou a televisão (TV) (Radio) (radio version) (radio edit), e assim por diante.


#ARTIST
Necessário. É o artista que interpreta a canção. Às vezes, os nomes do autor é desconhecido e outras são usadas, por exemplo, no caso de filmes ou o nome da série destes.


#LANGUAGE
Opcional. A língua principal da canção. É extremamente útil e aconselhável utilizá-lo para classificar as músicas. Você normalmente usa o nome da linguagem em Inglês, Francês, Alemão, etc.


#EDITION
Opcional. É a edição para a qual a música pertence. Isto é o que é utilizado para classificar as músicas que foram convertidos de Singstar. O rótulo é erroneamente usada para classificar mais músicas, por exemplo, colocar aqui a linguagem aqui em vez de colocar em #LANGUAGE. Pode também conter informações sobre clusters individuais Ultrastar songs, se essa página for de  Natal ou cartoons UltraStar.


#GENRE
Opcional. O género da música (pop, rock, etc.) Pode ser útil para classificar canções sempre se usado correctamente, porque muitos programas de edição padrão canções que colocar "Outros" ou o usuário que está fazendo o coloca "Pop”.


#YEAR
Opcional. Ano em que a música surgiu no mercado, tanto em single ou num disco. É uma opção, mas por exemplo, para cantar as músicas como um grupo de apenas um ano.


#CREATOR
Opcional. Nome ou apelido do criador da canção. Alguns criadores colocam-no para assinar a sua obra utilizando esta etiqueta.


#MP3
Necessário. Nome do arquivo de áudio que contém a música. Não é necessariamente em formato mp3, o Ultrastar suporta mais tipos de áudio. Normalmente, o nome geralmente é o mesmo que colocaram nos rótulos #ARTIST e #TITLE.
Exemplo: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa.mp3


#COVER
Opcional. Capa do álbum ou single. Mais formatos são suportados para além do jpg. Em geral, ele segue a mesma regra para o nome do arquivo de áudio, mesmo se você tiver outro fundo para a canção adiciona um espaço e [CO], no final de forma a distingui-las.
Exemplo, se nenhuma imagem de fundo: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa.jpg.
Exemplo, se há imagem de fundo: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa [CO]. jpg


#BACKGROUND

Opcional. É a imagem que vem em segundo plano, enquanto a música é cantada. Raramente é usada porque a maioria das canções vêm com vídeo e neste caso não é mostrado o fundo. Para distinguir esta imagem da capa é utilizado [BG] no final do nome do arquivo.
Exemplo: # BACKGROUND: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa [BG]. Jpg


#VIDEO
Opcional. É o vídeo que passa no fundo enquanto canta a canção. Pode ser em vários formatos, mas são muitas vezes utilizados em vídeos XviD codificado. Às vezes, é acrescentado ao final do nome videogap que tem a música (eu vou explicar o que é mais abaixo).
Exemplo, sem colocar videogap: #VIDEO: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa.avi.
Exemplo com videogap 0: # VIDEO: Se eu fosse um dia o teu olhar – Pedro Abrunhosa [VD # 0]. Avi


#VIDEOGAP
Opcional. O número de segundos que o vídeo será iniciado antes ou depois do início da canção. Usado para sincronizar os movimentos da boca para cantar o vídeo com o que soa na canção. Se você deseja que o vídeo comece no 5º segundo coloca este valor: 5, se é para começar a 2 segundos mais tarde (quando a tela fica preta) torna-se valor negativo: -2.
Exemplo para o vídeo que vai começar sobre a canção, mas a partir do 3º segundo: #VIDEOGAP: 3.
Exemplo para o vídeo começar 7 segundos depois de aparecer tela e começar do início: # VIDEOGAP: -7. Você pode usar valores decimais para maior precisão, por exemplo: 2,3 ou -5,8


#BPM
Necessário. São as batidas por minuto da canção, ou seja, a velocidade da música. Quanto maior o valor maior velocidade e, consequentemente, menor valor, velocidade mais baixa. É calculado em alguns programas directamente a partir do ficheiro de áudio. Há regras não escritas que dizem que devemos duplicar o valor obtido. Na realidade, este valor é como (duplo ou Tripic) deve ser superior a 150 e inferior a 400. Fora desses limites não é aconselhável fazer uma canção.


#GAP
Necessário. É a pausa de milisegundos desde a música começar a tocar até que ele começa a cantar, a letra começa. Definir esse valor é fundamental para fazer uma boa canção. Geralmente estimados a olho, e depois vamos ajustando para melhor ou para pior. Quanto maior o gap mais tarde começa a letra.


#START
Opcional. É o número de segundos que irá começar a música. Permite, por exemplo, se o arquivo de áudio tem 3 segundos de silêncio podemos colocar # START: 3 e a música começa directamente nos 3 segundos.


#END

Opcional. É o número de milissegundos que vai terminar a canção. É usado para terminar uma música bem como para encurtar o vídeo ou se há um longo tempo em silêncio até que a música acabe.


#RELATIVE
Opcional. Se definido como "sim" (yes) indica que cada linha está escrita a notas de iniciar a partir da posição zero (como se fosse sempre a primeira linha da música) e não da posição que deveria corresponder, se contar a partir do início a canção. Mais tarde, explico como elas são escritas e torna-se mais claro. Normalmente, este valor não é usado e não precisa de ser colocado como "NO", já que por padrão o funcionamento das músicas está bem.


Até aqui tudo sobre rótulos, ou etiquetas usadas, não mencionados aqui, alguns não são suportados pelo Ultrastar Deluxe e não são utilizados (#AUTOR, #PREVIEW, etc)


Agora uma breve explicação de, como colocar as notas e letras.
Uma vez que é aconselhável usar um editor (como “yass” ou “song easy”) para as canções. (ver tutorial 2)



Coisas que podem aparecer na primeira coluna

:         Indica o início de uma linha normal

F         Indica que esta linha é cantada em modo livre (tem a letra da música, mas não tem pontuação)

        Indica que esta linha terá notas de ouro que pontuar melhor. Usado para blocos da canção mais difícil e consegue-se alcançar entre 1000 e 1500 pontos no final, se esse bloco for cantado perfeitamente.

-         Indica uma quebra de linha.

E         Indica o fim da canção. É necessário ter, senão a música não pode ser cantada.


Explicação por ordem de números ou letras que são colocadas por trás:, F * e -. [dlist /]


Se tivermos esta linha:
: 0 1 34 Ha
indica que:

0    É a posição onde a nota começa.

1    É o número de posições que assume a nota.

34    É o tom da nota.

Ha    É a sílaba ou sílabas que são cantadas nessa nota. Se não pertencem à mesma palavra deve ser separada.


Espero que este tutorial ajude nas vossas dúvidas.
Se tiverem alguma dúvida podem deixar comentário aqui, por email (aqui) ou no nosso fórum do Facebook aqui!

0 comentários:

Enviar um comentário

Publicidade